Todo mundo conhece o general Charles de Gaulle, líder francês dos anos de guerra. Muitos locais na França têm o nome dele. Mas quem foi Anne de Gaulle? O aeroporto Charles de Gaulle, em Paris, resolveu alterar seu nome para Aeroporto Anne de Gaulle. Anne foi a filha deficiente do general. Este filme promocional da Fondation Anne de Gaulle foi premiado no Cannes Lions.
Welllll, como diria Paulo Francis, o "grande" general tinha, e tem, imagem polêmica. Quando a França foi derrotada pelos nazistas em 1940, de Gaulle "fugiu" para Londres, de onde exercia governo fantasma, já que todo o seu país estava ocupado. É preciso dar-lhe certos descontos. É inegável que ele viveu período complicado, cujas decisões eram difíceis. Afinal, o que fazer? Render-se a Hitler? Enfrentar até a morte? Ou aliar-se, como fez Mussolini que, ao fim de tudo, arrastou a Itália para a desgraça? A escolha de de Gaulle não foi a pior.
O "grande" general. Grande mesmo, literalmente, porque era um homem alto. E a frase atribuída a ele, "o Brasil não é um país sério" ele nunca disse.


Nenhum comentário:
Postar um comentário
estilingadacampinas@gmail.com